A surfar pela segmentação

Recentemente vi uma campanha que me fez sorrir. Não pelo humor que lá se encontrava, nem pela boa disposição que despertava junto do público-alvo, neste caso, mulheres. Não, foi pelo descobrir e reconhecer o brilhante ato de briefing fora da caixa que viria a resultar numa brilhante estratégia de comunicação.

Um homem, qual deus grego, tira a sua camisa para, ao mesmo tempo que se justifica para o espectador, coloca este trapo na máquina da roupa. O filme é ousado no sentido em que inverte uma muito batida abordagem de marcas de apelo aos homens, onde uma quase pornográfica modelo se coloca à prova com o respetivo produto. Esta formula aparece a cada filme da Sagres, entre outras marcas, e o efeito é quase nulo, tal é o abuso e caminho para a normalidade dessa mesma cena. Desta feita, aqui, é o homem que se verga e apela ao desejo da mulher consumidora. Adorei. Trata-se de um anúncio de detergentes de roupa da Surf. Fora da caixa, provocador e inovador, no sentido em que brinca com o status quo.

modelo_publicidade_surf_mulheres

Achei brilhante este jogo assumido de segmentar a mensagem para os utilizadores que, segundo os estudos da Surf, serão, a ver pelo anúncio, mulheres na sua totalidade. Contudo, há sempre um senão. Esta estratégia cuidada de segmentação da mensagem, não foi acompanhada pela igual segmentação dos meios e canais de comunicação. Caso contrário não teria visto o filme publicitário entre filmes de bonecada do Youtube que a minha filha estava a ver. Dificilmente ela, pequena mulher, seria o segmento da Surf.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s