Rebranding Portugal ou evidenciar as vantagens competitivas

De repente surge uma ideia fresquinha e fora do quadrado – ou da caixa, neste caso – bem, não se pode dizer que seja completamente inovadora já que vem no encalço do que foi o “happening” de Cascais em 2011, ou mais recentemente do filme dirigido à Sra. Merkel com o alto patrocínio de Marcelo Rebelo de Sousa.
De qualquer forma, este filme, que serve de suporte à iniciativa Like Portugal e que dá os primeiros passos nestes dias, mais não é do que um produto de comunicação de marketing ao serviço de uma nação.

Portugal foi alvo de um “recall”, ao estilo do setor automóvel, e vê-se agora obrigado a restaurar a confiança do seu produto “Made In” através de um posicionamento que reconstitua a competitividade da sua economia.

Falamos de imagem de marca, dado que, como vários exemplos são citados, o tecido empresarial do país é forte, baseado em centenas de grandes grupos, milhares de PMEs e uma imensidão de marcas de reconhecido valor junto dos consumidores.

Embora assente num exagerado “name dropping”, este filme tem todo o potencial para arrebatar as redes sociais e tornar-se viral, cumprindo um dos seus eventuais objectivos.  Falta saber se o produto que nele se anuncia e pretende vender consegue inovar e superar e resistência do mercado para se afirmar como uma imagem e identidade de marca fiel ao posicionamento em que se projeta.

Certo é que esta ideia saiu e não volta para dentro da caixa, merecendo toda a nossa atenção como uma boa prática de gestão aplicada ao serviço de Portugal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s